Banco do Brasil

POMPEO SOLICITA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DA RESOLUÇÃO 53 QUE FACILITA A RETIRADA DE PATROCÍNIOS DOS FUNDOS DE PENSÃO


Atualizado quinta-feira, 19 de maio de 2022 às 14:00- por Israel P. Siqueira

Nesta quinta-feira (12), o Deputado Federal, Pompeo de Mattos (PDT/RS) protocolou um requerimento solicitando  audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O objetivo é discutir a Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) no âmbito do legislativo, já que a norma facilita a retirada de patrocínio dos fundos de pensão e prejudica milhares de trabalhadores, principalmente, da PREVI, Postalis, Petros e FUNCEF.

A resolução facilita a precarização dos direitos adquiridos pelos trabalhadores, pois, quando o funcionário assume seu cargo no Banco, a oferta do plano de previdência está em seu contrato de trabalho. A empresa não pode, no decorrer do jogo, simplesmente não mais fazer o aporte do benefício. Além de descumprir o acordo firmado anteriormente, está comprometendo o futuro daquele profissional.

A permanência dos patrocinadores nos planos é garantia de que os direitos dos participantes dos fundos de pensão estão sendo honrados. Por isso, precisamos trabalhar ativamente contra a matéria.

Qualquer alteração ou atualização da legislação sobre o tema deve ter como premissa a garantia de segurança jurídica e do efetivo equilíbrio atuarial dos planos de previdência complementar, por isso a importância, conveniência e oportunidade do debate para esclarecer aspectos dúbios da Resolução.

Assista:

Compartilhe: |

ESCRITÓRIO POLÍTICO

Rua Riachuelo, 1038 Sala 1405, Centro Histórico
CEP 90010-272 - Porto Alegre/RS

Fone: (051) 3225-1942

GABINETE

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 704
CEP 70160-900 - Brasília/DF

Fone: (061) 3215-5704

2019 | Sitelegis