PDT

PDT – Partido Democrático Trabalhista

Um partido de centro-esquerda

Atualizado Quinta-feira, 26 de Setembro de 2019 às 21:10- por Israel P. Siqueira

De tempos em tempos, surgem, inclusive dentro do próprio PDT, quem, enfaticamente, afirme que o Partido Democrático Trabalhista seja um partido de esquerda, que defenda postulados totalitários.

Os que assim agem e se manifestam precisam ler o que o nosso ideólogo Alberto Pasqualine nos deixou como ideário partidário, precisam conhecer como agimos em favor da população e da democracia no exercício de governos como Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Alceu Collares e aqui em Caxias do Sul, com Alceu Barbosa Velho. Mais do que discursos são os atos que demonstram o quanto realizamos em favor da população, dos mais necessitados e sempre nos pautamos pela verdadeira inclusão social através da educação, nossa maior bandeira partidária.

Se, por vezes filiados ao PDT e até algumas lideranças, por circunstâncias até pessoais, demonstram desvios de ideário Pedetista, a INSTITUIÇÃO PDT, permanece viva e atuante, como canal confiável da expressão da vontade popular e social que sempre leva soluções verdadeiras para as necessidades que surgem na sociedade e das quais nos confiaram administra-las.

O PDT, como instituição, não esteve e não se encontra no lamaçal da corrupção que está sendo investigado pela Lava-Jato. Com apenas seis meses do Governo Federal, em 2003, Brizola, constatando o que estava acontecendo, determinou que todos os Pedetistas saíssem do governo e foi o que aconteceu.

Somos um partido que possui como um dos seus postulados a “harmonia entre o capital e o trabalho”. Foi iniciativa trabalhista  a possibilidade do “empregado participar do lucro das empresas.” Advogamos e praticamos um socialismo solidário, ou seja, efetivamente, no exercício do poder levamos soluções públicas que resgatem as pessoas mais necessitadas das condições em que se encontram e lhes damos dignidade de vida.

Alberto Pasqualine afirmava que: “se tomarmos como ponto de referência o capitalismo e o socialismo, o Trabalhismo não toca os extremos, mas passa aproximadamente pelo centro.” Para ele, “quem possui ideias e programas, não precisa atacar e nem agredir.”

Para Alberto Pasqualine, o maior título que se pode conferir a um homem é o “de que o pensamento e o sentido social de seus atos, realizações sociais e atitudes possam ultrapassar a sua existência material.”

Assim sendo o PDT possui seu ideário nas “fontes trabalhistas e suas realizações eminentemente solidárias sociais.” Somos um canal confiável da expressão da sociedade.

Agenor Basso
Um dos fundadores do
PDT Caxiense em 1981

Compartilhe: |