Capital das Etnias

Câmara aprova título de Capital Nacional das Etnias para Ijuí

A Câmara aprovou a redação final do Projeto de Lei do deputado Pompeo de Mattos que concede o título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul.

Atualizado quinta-feira, 8 de abril de 2021 às 20:20- por Israel P. Siqueira

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (08) a redação final do Projeto de Lei 10095/18, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que concede o título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí (RS). De acordo com o autor, o nome da cidade significa Rio das Águas Divinas, em guarani, e a localidade foi o primeiro destino de muitos imigrantes que chegaram ao Brasil de diversas partes da Europa ao longo da história.

Fundada em 1890, a cidade reúne vários grupos étnicos, com cerca de 84 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ijuí reúne uma ampla diversidade de grupos étnicos.  Considera-se, também, que Ijuí possui a peculiaridade de ter como a sua festa principal a Expo-Ijuí Fenadi (Festa Nacional das Culturais Diversificadas). O evento congrega apresentações artísticas e degustação culinária de grupos, centros culturais e sociedades representativas de diversas etnias.

Segundo Pompeo, “Na Festa Nacional das Culturas Diversificadas, pode-se visitar e provar pratos típicos e apreciar danças e apresentações, o que possibilita conhecer um pouco dos costumes das terras natais dos antepassados”, disse o parlamentar.

Atualmente, conforme o parlamentar, a cidade conta com Guaranis, Caingangues, Angolanos, Congoleses, Moçambiquenhos, Italianos, Alemães, Poloneses, Russos, Letos, Lituanos, Austríacos, Holandeses, Suecos, Espanhóis, Portugueses, Franceses, Libaneses, Palestinos, Rutenos, Checos, Finlandeses, Gregos, Sírios, Argentinos, Belgas, Japoneses, Judeus, Norte-americanos, Paraguaios, Suíços, Ucranianos, Húngaros, Uruguaios, Dinamarqueses, Jordanianos, Ingleses, Haitianos, Egípcios e Gaúchos/Brasileiros em sua população.

Pompeo ressalta, além disso, que “com sua beleza ímpar, Ijuí detém um rico patrimônio cultural, histórico, turístico e natural”.

O texto tramitou em regime conclusivo e segue agora para aprovação do Senado.

Links:

Expo-Ijuí Fenadi.
Senado.
Ijuí.
Projeto que concede a Ijuí o titulo de Capital Nacional das Etnias avança na Câmara.
Pompeo de Mattos.
IBGE.
Projeto de Lei 10095/2018.

Compartilhe: |

ESCRITÓRIO POLÍTICO

Rua Riachuelo, 1038 Sala 1405, Centro Histórico
CEP 90010-272 - Porto Alegre/RS

Fone: (051) 3225-1942

GABINETE

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 704
CEP 70160-900 - Brasília/DF

Fone: (061) 3215-5704

2019 | Sitelegis