PDT

Avança na Câmara dos Deputados projeto que torna Ijuí a “Capital Nacional das Etnias”


Atualizado quarta-feira, 11 de setembro de 2019 às 21:18- por Israel P. Siqueira

Foi aprovado nesta quarta-feira (3), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 10095/2018, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que confere ao município de Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul, o reconhecimento como “Capital Nacional das Etnias”. O projeto foi relatado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Com cerca de 84 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ijuí reúne uma ampla diversidade de grupos étnicos.  Considera-se, também, que Ijuí possui a peculiaridade de ter como a sua festa principal a Expo-Ijuí Fenadi (Festa Nacional das Culturais Diversificadas). O evento congrega apresentações artísticas e degustação culinária de grupos, centros culturais e sociedades representativas de diversas etnias.

Agora a matéria segue para Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e quando aprovada, seguirá direto ao Senado Federal para apreciação.

Etnias – Lideranças locais apontam que Ijuí conta com a presença de 40 etnias e nacionalidades formadoras do município. São Guaranis, Caingangues, Angolanos, Congoleses, Moçambiquenhos, Italianos, Alemães, Poloneses, Russos, Letos, Lituanos, Austríacos, Holandeses, Suecos, Espanhóis, Portugueses, Franceses, Libaneses, Palestinos, Rutenos, Checos, Finlandeses, Gregos, Sírios, Argentinos, Belgas, Japoneses, Judeus, Norte-americanos, Paraguaios, Suíços, Ucranianos, Húngaros, Uruguaios, Dinamarqueses, Jordanianos, Ingleses, Haitianos, Egípcios e Gaúchos/Brasileiros.

Confira a fala do deputado Pompeo de Mattos durante a sessão que aprovou o projeto.

Compartilhe: |

ESCRITÓRIO POLÍTICO

Rua Riachuelo, 1038 Sala 1405, Centro Histórico
CEP 90010-272 - Porto Alegre/RS

Fone: (051) 3225-1942

GABINETE

Câmara dos Deputados Anexo IV, Gabinete 704
CEP 70160-900 - Brasília/DF

Fone: (061) 3215-5704

2019 | Sitelegis